Como Plantar Alhos

novembro 24, 2021



Passos Certos Para Os Cultivar




"Allium sativum" é uma planta bolbosa ou rizomatosa, ingrediente da maioria dos pratos da cozinha portuguesa e não só, cujo consumo regular tem uma acção anti-microbiana natural, com efeito preventivo nas constipações, tosse e alguns tipos de tumores, além de beneficiar o sistema cardiovascular, baixando os níveis de colesterol, entre outros.

Qualquer alimento tem benefícios em ser cultivado de forma biológica, mas o alho, por ser um acumulador natural, terá certamente benefícios acrescidos.

Vamos então ver os passos certos para que a sua experiência de horticultor, quer num vaso, ou num espaço maior, se transforme num sucesso garantido.




1 - Época de plantação

Geralmente plantado no Outono, pode em regiões mais frias, plantar-se no início da Primavera. Em zonas mais quentes, pode igualmente ser plantado no início da Primavera, desde que previamente tenham sido refrigerados durante 1 a 2 meses de 0ª a 10ºC 

(porque geralmente, para que um dente de alho se transforme num bolbo, vulgo cabeça de alho, precisa de um tempo com temperaturas mais frias)


2 - O que se planta

Escolha alhos grandes, e retire os dentes (sem os descascar, só se descasca o exterior da cabeça de alho) preferencialmente da parte exterior do alho, por serem os maiores e mais produtivos. Escolha dentes rijos, brancos e sem bolores.


3 - Como se planta

Plante os dentes, com a parte mais fina para cima a cerca de 3/4 cm de profundidade a um intervalo de cerca de 15 cm e as filas devem ter pelo menos 25 cm de distância (espaçamentos maiores, permitem maiores bolbos, mas obviamente menor nº por área)


4 - Onde

a) Terra 
Se tiver um local, onde previamente foram plantadas brássicas (brócolos, couve-flor), será uma boa terra para os alhos.(As brássicas consomem muito azoto da terra, o que favorece o alho, uma vez que ele prefere menores quantidades de azoto no solo)
A terra deve ser pouco compactada, alcalina, com textura arenosa, e bem drenada (se acrescentar estrume, nunca deverá ser fresco, por causa da humidade excessiva que poderá apodrecer os dentes de alho) pode ser colocada cinza de madeira.
Deverá ser feita posteriormente a rotação de culturas na terra onde se plantaram os alhos, não repetindo nos meses seguinte o plantio deste ou similares, como a cebola, chalotas ou alho-francês.
b) Luz 
Solar directa pelo menos algumas horas por dia
c) Rega 
Cuidado com a rega excessiva ou escassa, avalia-se a humidade do solo, e rega-se com moderação, mas frequentemente (tem sistema radicular superficial) mais no início (quando o dente de alho ainda não tiver começado a criar bolbo), reduzindo após o início da formação do bolbo ou cabeça de alho e parando a rega a cerca de 2 semanas da colheita.
d) Geada 
Se houver risco de geada, deve-se proteger o solo com palha seca.


5 - Truques


Atenção ao esquema de rega (ponto 4) já falado e ao período de frio abaixo de 10ºC  (ponto1).

Após a germinação, retirar ervas daninhas e revolver com cuidado a terra, soltando-a à volta do alho, para que seja mais fácil o crescimento.



6 - Colheita

Quando vir que o dente se transformou em cabeça e as folhas secaram, pode ser colhido 
(cerca de 4 a 9 meses depois de ter sido plantado, depende das variantes de alho e condições locais).


7 - Secagem e conservação

Secam-se ao ar livre, por uns dias e limpam-se cuidadosamente. Após este processo, juntam-se as cabeças, por exemplo com o auxílio de ráfia, podendo ser conservado vários meses, num local seco, sem sol e arejado, se não ultrapassar a temperatura de 10-15ºC (podem ser refrigerados).




Agora, experimente e divirta-se nestas andanças!

Até à próxima,
o V. Jardineiro de serviço J


You Might Also Like

0 comentários