Rosa de Jericó

fevereiro 12, 2017

A Rosa de Jericó, de nome científico "Selaginella Lepidophylla" é uma planta surpreendente em vários aspectos. Chamada igualmente de planta da ressurreição, devido à sua reacção à água: começa a abrir desenvolvendo um magnífico tom verde, no que antes parecia uma planta já seca. Esta característica, que resulta da sua adaptação às condições climáticas dos locais desérticos de que é originária, forneceu-lhe uma "aura" mágica, que a converteu igualmente numa espécie de amuleto de boas energias.


Esta planta desenvolve-se normalmente se tiver humidade suficiente, mas quando o ambiente fica demasiado seco, perde as folhas e desprende as raízes da terra, enrolando-se numa forma de bola com os galhos secos que restam, adquirindo assim, a possibilidade de se deslocar, impulsionada pelo vento, por vezes longas distâncias, até encontrar um local, cujas melhores condições climáticas, a façam de novo "florescer" e agarrar as raízes à terra.

A sua tradição em usos esotéricos começou na utilização para a previsão do clima, uma vez que bastava começar a haver um aumento de humidade no ar, para a planta lentamente iniciar o seu processo de abertura, sendo um indicador, se colocada ao ar livre e em terrenos arenosos e secos, da proximidade de precipitação. Ainda hoje, pode ser utilizada com este intuito, mas dizem também que ter uma Rosa de Jericó em casa, atrai paz, amor, boa saúde e felicidade. Além de ser exótica e bonita, pode ter a sua utilidade!😉


You Might Also Like

0 comentários